Giovanna Bittencourt
Para a primeira prova teórica foi feita uma revisão onde comecei a resumir no outro post.

Sobre os sistemas de definição e classificação de eventos comportamentais e ambientais:

Definição operacional consiste na descrição objetiva, clara e precisa das características por meio das quais o observador identifica o evento em questão, isto é, a definição operacional de um evento estabelece os critérios que caracterizam o evento, distinguindo-o dos demais. A importancia de uma boa definição operacional de eventos evita interpretações subjetivas e garante concordância entre observadores; além de garantir a comunicação clara e precisa dos eventos observados.
O que determina o tipo de definição operacional utilizada em um estudo são os objetivos do estudo. Exemplo: em uma situação de treinamento, há o objetivo de estabelecer uma nova habilidade em um indivíduo, nesse caso, a forma como o sujeito executa a ação é tão importante quanto o seu resultado. Portanto, o treinador empregará definição mista do comportamento a ser treinado.

A característica de uma definição morfológica do comportamento é definida de acordo com sua forma/aparência - descreve o que ocorre com o sujeito (i.e., posição, movimento, postura) - tem como referencial o próprio sujeito.Já a definição funcional do comportamento é definida de acordo com seus efeitos sobre o ambiente físico e social - tem como referência o ambiente externo.
E a definição mista do comportamento utiliza critérios morfológicos e funcionais.
Classe abrangente envolve uma diversidade maior de comportamentos. Classe restrita abarca apenas alguns comportamentos, é mais específica. A classificação funcional é a mais abrangente.

Unidade de análise refere-se aos critérios que identificam o início e o fim de cada ocorrência de um comportamento.

A classe/categoria comportamental consiste em um conjunto de comportamentos que pertencem a uma mesma categoria em função de similaridades morfológicas e/ou funcionais.
0 Responses

Postar um comentário