Giovanna Bittencourt
Sobre as técnicas de observação e registro do comportamento

Informações que contém num protocolo de registro de comportamentos?
(1) identificação do observador; (2) data da observação; (3) hora de início e fim da observação; (4) duração da observação; (5) descrição da situação da observação (i.e., informações sobre o ambiente físico e social); (6) dados sobre o sujeito (e.g., sexo, idade); (7) identificação da técnica utilizada e (8) o registro propriamente dito.

É importante lembrar que o objetivo do estudo que determina a escolha do tipo de registro.

Registo cursivo contínuo consiste em descrever os fatos que ocorrem em uma determinada situação; no momento em que ocorrem; na seqüência em que os fatos se dão; durante um intervalo ininterrupto de tempo; cuidando-se de seguir as recomendações técnicas da linguagem científica. Esse tipo de registro possibilita o levantamento do repertório comportamental do sujeito, bem como das variáveis ambientais características da situação observada. É um registro exploratório, muito utilizado na fase inicial de trabalhos e pesquisas, para conhecer/explorar o repertório comportamental do sujeito, bem como as variáveis ambientais características de um dado contexto.

A diferença entre o registro cursivo contínuo e o resgistro categorizado é que o registro cursivo o observador registra, de forma escrita, por meio da linguagem científica, todos os comportamentos emitidos pelo sujeito, bem como os eventos ambientais relevantes. Esse tipo de registro não exige a seleção e a definição operacional prévia de eventos comportamentais. No registro categorizado há a seleção de comportamentos ou categorias comportamentais, bem como a definição operacional prévia desses eventos. Nesse caso, os comportamentos são registrados de forma quantitativa, por meio de símbolos ou marcações específicas de características dos comportamentos observados (e.g., duração, registro de cada ocorrência).

No registro por amostragem de tempo ou intervalos, o período de observação é dividido em intervalos iguais de tempo. A observação pode ser ininterrupta, mas o registro só ocorre uma vez a cada intervalo (i.e., Registro a Intervalos). Pode ser que a observação também seja interrompida, desse modo, a observação e o registro do comportamento só acontecem em instantes específicos do período de observação (i.e., Registro por Amostragem de Tempo).

Os tipos de registro que exigem a definição prévia do comportamento, bem como a definição dos critérios que identificam sua unidade de análise são registro de evento e registro de duração.

A técnica de Registro de Eventos:
(1) seleciona-se um ou mais comportamentos; (2) elabora-se a definição operacional e os critérios de unidade de análise do(s) comportamento(s); (3) executa-se a observação registrando cada ocorrência do(s) comportamento(s). O Registro de Eventos fornece a freqüência do(s) comportamento(s) observado(s).

A técnica de Registro de Duração:
(1) seleciona-se um ou mais comportamentos; (2) elabora-se a definição operacional e os critérios de unidade de análise do(s) comportamento(s); (3) executa-se a observação, registrando a duração de cada ocorrência do(s) comportamento(s). O Registro de duração fornece a duração de cada comportamento observado, bem como sua freqüência.

A técnica de Registro a Intervalos:
(1) seleciona-se um ou mais comportamentos; (2) elabora-se a definição operacional do(s) comportamento(s); (3) executa-se a observação registrando se o(s) comportamento(s) ocorre(m) ou não durante um determinado intervalo de tempo. O Registro a Intervalos fornece a distribuição da ocorrência de umcomportamento durante o período de observação, isto é, ele indica em que momentos do período de observação o comportamento foi emitido. O total de ocorrências, nesse caso, não corresponde à freqüência.
O Registro a Intervalos é empregado quando se trabalha com categorias comportamentais, em detrimento de comportamentos específicos, ocasião na qual a ausência de uma unidade de análise impossibilitaria o emprego do Registro de Eventos.

A técnica de Registro por Amostragem de Tempo:
(1) seleciona-se um ou mais comportamentos; (2) elabora-se a definição operacional do(s) comportamento(s); (3) executa-se a observação (apenas no início ou fim de cada intervalo), registrando se o(s) comportamento(s) ocorre(m) ou não em determinados instantes do intervalo. Isto é, refere-se à observação e ao registro do comportamento em momentos específicos do período de observação. Esse registro fornece uma amostra da distribuição da ocorrência de um comportamento durante o período de observação.
O Registro por Amostragem de Tempo é empregado quanto (1) o período de observação é muito extenso, e/ou (2) o observador precisa executar outras atividades além da observação e registro de comportamentos.

Freqüência é um valor absoluto: indica quantas vezes o comportamento ocorreu durante um determinado período.

Ocorrência, por sua vez, refere-se a cada emissão do comportamento. Desse modo, nos registros de eventos e de duração todas as ocorrências do comportamento são registradas, obtendo-se, assim, sua freqüência. Nos registros a intervalos e por amostragem de tempo registra-se apenas se o comportamento ocorreu ou não durante um intervalo ou em um instante específico – nesse caso, o total de ocorrências não corresponde à freqüência do comportamento.
0 Responses

Postar um comentário